É difícil para o homem chegar à consciência de liberdade e à realização da liberdade. Ele nasce besta feroz e escrava; humaniza-se pela sociedade que é necessariamente anterior ao nascimento do seu pensamento, se sua palavra e de sua vontade; só pode fazê-lo pelo esforço coletivo dessa sociedade em conseqüência da sua existência humana. O homem só é livre se o próximo também o é. No sistema materialista, a sociedade é a raiz e a liberdade o fruto. E, cada época o homem deve procurar sua liberdade, não no início, mas no fim; a emancipação de cada individuo humano é verdadeiro e grande objetivo, o fim supremo da história.
O homem só se torna tal ao se socializar e se coletivizar; o trabalho social ou coletivo é o único capaz de transformar a superfície da terra. Sem essa emancipação, não existe a intelectual/moral. O homem só pode subordinar seus instintos e movimentos na direção do seu espírito desenvolvido pela educação e instrução. Fora da sociedade o homem continua animal/santo.
O homem isolado não sabe que é livre, que é ser reconhecido, considerado e tratado por todos os homens, A liberdade pe reflexão mutua de ligação; é reflexão sobre sua humanidade ou sobre seu direito humano na consciência de seus irmãos.
Somente somos livres em relação a outro homem.
Somente somos livres quando o outro também o é. A liberdade do próximo é condição necessária e sua confirmação. A liberdade alheia o torna livre como a escravidão me torna escravo e a animalidade é a negação da sua humanidade. Minha liberdade só é confirmada se todos forem livres.
Liberdade:
-Dignidade de todos;
-Direito de não obedecer à ninguém;
-Determinar meus atos pelas minhas convicções, refletida pela consciência livre de todos.
(Ler: Deus e o Estado - Império Knouto-Germanico de Bakunin)
Um, muito interessante. Realmente, o homem só tem esse sentimento de liberdade numa sociedade. Somos livres quando não estamos submetidos a algo que quer nos prender.
ResponderExcluireu ñ curto tanto Bakunin pq sou rousseauniano,mas ta ótimo o texto
ResponderExcluire tu só tens imagens fodásticas haha
imagens boas as do teu blog
to feliz por tu teres voltado a escrever
eu sempre me esqueço de mencionar isso ^^
abç
se cuida, fica bem
vamos a luta companheira o/